segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ficha 2 e ficha 3‏

Ficha 2

Aspectos Anatômicos E Fisiológicos dos Artrópodos

Respostas:

a)Sistema muscular: A utilidade do exoesqueleto se estende à locomoção. Enquanto o movimento dos anelídeos depende dos músculos que atuam sobre o liquido celomático, nos artrópodes os músculos atuam sobre unidades esqueléticas rígidas adjacentes, funcionando como um sistema de alavancas. O exoesqueleto é que fornece os pontos para a inserção muscular, com a ação antagônica, ou seja, cada estrutura corporal que se contrai sob ação de um músculo, distende-se pela ação de outro. Isso permite movimentos elaborados que facilitam a exploração do ambiente. A ação do esqueleto, servindo de apoio à musculatura, lembra o que ocorre nos vertebrados; a diferença é que as peças esqueléticas são externas e não internas. Um exoesqueleto é muito útil para animais pequenos, como os artrópodes. Para animais grandes, como os vertebrados, o esqueleto interno é mais eficiente, uma vez que um exoesqueleto seria muito pesado e de difícil locomoção.

b)Sistema digestivo: De forma geral, o tubo digestivo dos artrópodes é completo. Algumas variações podem surgir, dependendo do animal. Entre os insetos, por exemplo, o tubo digestivo é formado por: boca; faringe muscular; esôfago curto, associado as glândulas salivares, produtoras de secreções que umedecem o alimento; papo grande para armazenamento; moela ou proventrículo para trituração mecânica; estômago, ligado a cecos gástricos glandulares, que secretam sucos para a digestão química; intestino, área de maior absorção alimentar; reto, onde é feita a absorção final de água; e ânus.
Nos aracnídeos, o tubo digestivo é pouco diferente, contendo um estômago sugador, operado por músculos, que atua na absorção dos fluidos corporais da presa, seguido de um estômago químico, onde é feita a digestão enzimática.

c)Sistema circulatório: Sistema circulatório aberto (coração alongado dorsal que apresenta orifícios através dos quais o sangue entre ou sai dos vasos e cai em lacunas nas quais estão os órgãos).

d)Sistema respiratório: A maioria com respiração traqueal; entretanto os que vivem na água apresentam respiração branquial.

e)Sistema excretor: A excreção é feita pelos túbulos de Malpighi que filtram as substâncias tóxicas produzidas pelas células e as lançam no intestino onde são eliminadas juntamente com as fezes.

f)Sistema nervoso: Sistema nervoso é ventral, com órgãos dos sentidos e bem desenvolvido.

g)Sistema sensorial: Os receptores sensoriais dos artrópodes usualmente estão associados a algumas modificações do exoesqueleto quitinoso, pois de outra forma ele agiria como uma barreira para a detecção do estímulo externo. Um tipo bastante comum e não menos importante é o receptor que está conectado com pêlos e cerdas. Eles podem estar localizados na base das cerdas, os mecanorreceptores, ou podem ser terminações quimiorreceptoras. Outras modificações comuns dos receptores são canais, fendas, cavidades ou outras aberturas no exoesqueleto. Eles podem alojar quimiorreceptores ou a abertura pode estar coberta por uma delgada membrana, em cujo lado inferior está fixado uma terminação nervosa. Esses órgãos sensoriais detectam vibrações ou outras forças que alteram a tensão do esqueleto. Todos os receptores descritos acima podem estar dispostos sobre a superfície do corpo ou estar concentrados em articulações ou determinados apêndices, por exemplo, antenas ou pernas. Existem também propriorreceptores fixados à parte interna do tegumento ou a tendões e músculos.

Ficha 3

Principais grupos de Artropodos

Respostas:

1-Os crustáceos são artrópodes que possuem 3 ou mais pares de pernas e têm o corpo recoberto por uma capa dura. No entanto, se diferem dos outros pelo número de antenas, dois pares, e pela respiração. Em geral respiram por brânquias (nome do aparelho respiratório de animais aquáticos) localizadas nas patas. Vivem na água ou em ambientes muito úmidos, são invertebrados com pés articulados. Essas características distinguem os crustáceos dos vermes. Sua pele dura é um exoesqueleto (esqueleto externo) que precisa ser substituído à medida que o animal cresce. Seu sangue é movimentado na cavidade central do corpo por um coração rudimentar, seu sistema nervoso ventral é dividido em: sensorial e motor, sendo os órgãos controlados por um sistema nervoso involuntário.

2-A maior parte destes animais vivem no mar, mas existem alguns caranguejos que são capazes de viver também na terra. O tatuzinho, encontrado nos jardins é também pertence a esta classe e diferenciam-se dos demais artrópodes mandibulados por possuírem dois pares de antenas.

3-Crustáceos e moluscos fazem parte da cadeia alimentar de outros animais, alem de ter uma importância ecológica tem a econômica, alguns desses crustáceos e moluscos são consumidos pelo homem, criando um mercado. Alem de alimento os moluscos bivalves ou pelecípodes servem como ornamento, enfeite (as perolas).Também tem importância sanitária, alguns deles são transmissores de doenças, fazem parte do ciclo de vida , servem como hospedeiros intermediários

4-Não achei

5-a) Quando o óvulo não fecundado desenvolve formando um indivíduo sexualmente viável á reprodução. Ex. Abelhas, formigas, pulgões, térmitas, crustáceos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário