segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Anelideos

Ficha 1 - Caracteristicas Gerais e Classificação Dos Anelideos
1- O que significa o termo "Annelida"?
R: Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural,corpo formado por "anéis
2- Quais os habitats dos anelideos? Dê exemplos
R:
3- Explique resumidamente a importancia ecológica das minhocas.
R: Graças ao seu modo de vida subterrâneo, são agentes essenciais na regeneração e manutenção de solos, bem como indicadores importantes da qualidade e poluição dos solos. O uso da minhoca na produção de húmus,elas fazem a decomposição de resíduos e dejetos de animais e também o lixo urbano (orgânico), colaborando com a melhoria dos solos, sequestrando carbono e eliminando cheiros desagradáveis.
4-Quais são os criterios utilizados para a divisão do filoAnnelida nas classes Oligochaeta, Polychaeta e Hirudinea? Caracterize resumidamente cada classe, exemplificando.
R: Oligochaeta:
As oligoquetas têm o corpo coberto por muco e cerdas,as cerdas dos oligoquetas aquáticos são maiores e auxiliam a natação.
O corpo dos oligoquetas é segmentado e encontra-se dividido em: prostômio, peristômio e pigídio. A boca é ventral e está presente no peristômio, enquanto que o ânus está localizado no pigídio. O sistema digestivo é composto pela boca, faringe eversível (probóscide), esôfago, papo (onde se acumulam os alimentos), moela (onde se dá a trituração), intestino e ânus. O sistema circulatório é fechado e constituido por vasos laterais rodeados por células musculares que funcionam como corações laterais (ou arcos aórticos).
Polychaeta: A grande maioria das espécies é típica de ambiente marinho, mas algumas formas ocupam ambientes de água doce ou salobra. O nome deriva do Grego poly + chaeta que significa muitas cerdas, numa referência às cerdas que lhes cobrem o corpo. Muitas espécies de poliquetas são coloridas e algumas são mesmo iridescente, O sistema digestivo dos poliquetas é bastante variável, de acordo com os diferentes tipos de alimentação observados pelo grupo. A respiração faz-se sobretudo por trocas gasosas directamente através da pele, que tem extensões que servem a função de brânquias. O sistema excretor é igualmente variável de acordo com a espécie, podendo ser constiuido por um único par de tubos excretores ou um par por segmento.Os poliquetas são animais dióicos e a reprodução é geralmente sexuada. Na maioria das espécies a fertilização é externa e ocorre na água, dando origem a larvas de vida livre.
Hirudinea: O corpo da é achatado e afunilado na extremidade anterior, formando a cabeça, e ainda possui a ventosa anterior que circunda a boca. A ventosa posterior está localizada ventralmente, e é maior que a anterior. Possui 32 segmentos (anéis) no seu corpo. O clitelo (uma estrutura) não é visível, exceto na época da reprodução. O seu comprimento vai de 6 a 10 cm,alimenta-se do sangue das suas vítimas. Podendo ingerir uma quantidade de sangue 10 vezes superior ao seu próprio volume. Ao aderir ao corpo do ser vivo de que se alimenta, segrega um anticoagulante que leva o sangue a circular sem estancar,podem ser encontradas em todo o mundo, geralmente na água doce.
Ficha 2 - Aspectos Anatômicos E Fisiológicos Dos Anelídeos
1- O que é metameria? Quais as supostas vantagens proporcionadas pela organização metamérica do corpo?
R:
2- Sobre o celoma das minhocas, explique resumidamente:
a) como está organizado
R:O celoma pode estar dividido numa série de compartimentos por septos. Em geral, cada compartimento corresponde a um segmento e inclui uma porção dos sistemas nervoso e circulatório, permitindo-lhes funcionar com relativa independência.
b)quais são suas funções.
R:O celoma é todo delimitado por epitélio de origem mesodérmica, uma camada epitelial envolve o intestino. O celoma funciona como um verdadeiro “esqueleto hidrostático” que dá firmeza ao corpo do verme.
3- Explique resumidamente de que maneira a ação combinada da musculatura e das cerdas permite a locomoção da minhoca.
R:A locomoção é feita por contrações rítmicas da musculatura, auxiliada pelo esqueleto hidrostático. Nos oligoquetos, na face ventral do corpo, estão presentes estruturas quitinosas que auxiliam na locomoção – as cerdas.
4- Caracterize o sistema digestivo dos anelideos quanto:
a) ao tipo (completo ou imcompleto): Possuem aparelho digestivo com tubo digestivo completo.
b) à digestão (extracelular,intracelular ou ambas): com boca e ânus e a digestão é do tipo extracelular
5- O que significa dizer que os anelideos têm sistema circulatório fechado?
R:
6- De que maneira é impulsionado o sangue no interior dos vasos sanguineos de uma minhoca?
R:O vaso dorsal funciona como coração, impulsionando o sangue com as suas contracções. Na sua parte anterior existem cinco a sete pares de corações laterais ou arcos aórticos (que não são mais que vasos laterais com um revestimento muscular), que impulsionam o sangue para o vaso ventral.
7- Comente resumidamente três funções desempenhadas pelo sistema circulatorio da minhoca.
R:
8-Como ocorrem as trocas gasosas em uma minhoca? Qual o papel de pigmentos respiratorios como hemoglobina e a hemacianina no processo respiratorio?
R:Estes vasos recebem oxigênio que as células da pele absorvem e o transportam para as célulasde outros tecidos. Além disso, os vasos sangüíneos transportam gás carbônico liberado pelas células de todo o corpo do animal até sua pele, existem as células produtoras de muco. Este material é viscoso e se espalha sobre a pelemantendo-a úmida, o que auxilia as trocas gasosas, já que o oxigênio e ogás carbônico dissolvem-se nesse muco.
9- Descreva resumidamente a estrutura e função dos nefridios da minhoca.
R:

Um comentário:

  1. na boca da minhoca há uma estrutura chamada Probóscide qual a funçao dessa estrutura?

    ResponderExcluir